Medicina: As Especialidades Mais E Menos Procuradas

· 3 min read
Medicina: As Especialidades Mais E Menos Procuradas

clique e veja informações adicionais aqui  mais de 42 mil profissionais graduados, a clínica médica representa cerca de 11% dos médicos especialistas no Brasil. O médico desta área é responsável pela atenção básica de pacientes e pode atuar tanto em clínicas médicas particulares quanto em centros médicos, como é o caso de hospitais. O Serviço de Clínica Médica contempla a especialidade chamada Medicina Interna, popularmente conhecida como “clínica geral”. O estudante de Medicina, ao terminar sua graduação é chamado de clínico geral. Porém, o profissional especializado em Medicina Interna precisa ingressar em uma pós graduação ou residência médica com duração de dois anos, pelo menos, para receber a titulação em Medicina Interna.

  • Não se esqueça que você vai precisar lidar com pessoas o tempo todo da profissão.
  • É o caso da Medicina da Família e Comunidade, voltada para o atendimento preventivo.
  • Medicina é uma ciência milenar que desenvolveu-se ao longo dos anos com intensos estudos que tiveram como foco a manutenção da saúde e tratamento de enfermidades.
  • Entre os residentes, o estudo não evidenciou diferenças entre homens e mulheres na mesma especialidade.
  • Apenas nos últimos 20 anos que cresceu o movimento do médico de família e, nos últimos 5 anos, do emergencista.
  • Um especialista em psicologia cuida de distúrbios psíquicos, como ansiedade, TOC e depressão.



Esse profissional trata desde mazelas mais simples, como alergias e acne, até as mais complexas, como é o caso da hanseníase e do câncer de pele. Depois de se especializar em Dermatologia, é possível ir além e se aprofundar em uma das suas subáreas — Dermatologia Cosmética e Cirurgia Dermatológica são algumas opções. Clínica Médica é a Residência mais concursada e a com mais especialistas no país, porém, a distribuição de profissionais ainda não atende a demanda da população. Enquanto o Sudeste detém mais da metade dos profissionais, o Norte, por outro lado, sobrevive com apenas 1452 especialistas para 15,8 milhões de pessoas. Se pretende abrir Consultório, a boa notícia é que o investimento dos equipamentos não é tão alto para se trabalhar. A má é a dificuldade de obter o cadastro para atender convênios, principalmente em lugares com muitos especialistas.

Por Que Ser Um Clínico Geral?


Diferentemente dos 4 primeiros anos da graduação, o internato pode ter um formato bastante heterogêneo. Serviços mais ligados à clínica, com atendimento eletivo, terão uma rotina e possibilitarão ao estudante experimentar essa prática em torno de uma agenda previamente organizada. Já o serviço em Emergência Clínica,  clique aqui para saber mais  na Medicina Intensiva de uma unidade de pronto-atendimento, por exemplo, pode ser mais dinâmica e exigir plantões de 12 horas ou 24 horas. Nesta etapa, você deve conversar diretamente com cada um dos candidatos que escolheu. Apresente a eles, individualmente, os benefícios da sua clínica médica, para que também fiquem interessados em trabalhar em sua equipe. Um atendimento mais humanizado, por exemplo, faz necessário um profissional com grande habilidade de diálogo.


O Maior Portal De Atualização Em Medicina No Brasil


Para seguir nessa especialização, é preciso ter 2 anos de Clínica Médica e fazer mais 2 anos de Hematologia e Hemoterapia. Para trabalhar na Oftalmologia, o médico precisa fazer uma prova nacional, realizada todos os anos pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia . Após a conclusão desse processo, o profissional deverá prestar uma prova junto à Sociedade Brasileira de Anestesiologia para a obtenção do Título de Especialista em Anestesiologia . A Obstetrícia estuda a reprodução da mulher, a fim de acompanhá-la desde o momento de confirmação da gestação até o parto.

Médicos


O especialista é responsável por investigar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sangue, sejam eles benignos ou malignos do ponto de vista patológico, e por todos os procedimentos relacionados à transfusão de sangue. Realiza o diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal, vias biliares e o pâncreas, a partir de imagens geradas a partir do videoendoscópio. Especialista que se dedica ao estudo e das glândulas endócrinas, suas doenças e suas funções.